domingo, 26 de abril de 2015

A Medicina dos Sintomas: Capitalismo e Medicina



O novo livro de Gilson Dantas, médico e sociólogo, A Medicina dos Sintomas - A Medicina Moderna e a Questão do Método, tematiza esse saber técnico no interior da sociedade capitalista. Trata-se de uma análise crítica necessária (e que deveria ser lida junto com outras obras importantes que questionam outros aspectos da medicina, tal como a obra de Ivan Illich, Nêmesis da Medicina), focalizando a questão da redução da consulta/tratamento medicinal à análise dos sintomas, exames sofistiicados e invasivos, sem preocupação com as determinações das doenças. A sociedade moderna cria uma medicina como saber técnico particular, especializado, o que já revela seus limites ao se afastar do concreto, entendido em sua historicidade e totalidade. Isso resulta em um saber parcelar, vinculado ao capitalismo, pois é mercantilizado, padecendo, portanto, de inúmeros problemas. A leitura desse livro é, portanto, necessária, bem como a luta pela transformação social e do pensamento a respeito das doenças e da saúde, ultrapassando os marcos limitados da consciência burguesa.

DANTAS, Gilson. A Medicina dos Sintomas - A Medicina Moderna e a Questão do Método. Brasília: Centelha Cultural, 2015.

PS: Esse livro também pode ser adquirido via Estante Virtual.

Um comentário:

  1. A novidade deste livro é ter elaborado uma crítica ao moderno modo de fazer medicina com um método que sai fragmentando o organismo em pedaços; e sai machucando o paciente em nome de "curar". Medicaliza a doença.
    Os interessados em comprar este livro escrevam para centelhaculturallivros@gmail.com [ele sai por 25 reais já incluído o frete],

    ResponderExcluir